Instrumentos de avaliação e formulários-modelo

Técnico-Administrativo em Educação (TAE)
Professor do Magistério Superior (PMS)
Instrumentos de avaliação e formulários-modelo
(para conhecimento dos avaliados)
Instrumentos de avaliação e formulários-modelo
(para conhecimento dos avaliados)

Preenchimento pelo avaliado (no SEI1)
Probatório TAE: Instrumento de Autoavaliação

Preenchimento por avaliadores (no SEI1)
Probatório TAE: Instrumento para Chefia
Probatório TAE: Instrumento para TAE ou Docente

Preenchimento por avaliadores (impresso/digitalizado)
Probatório TAE: Instrumento para Usuário

Preenchimento pela Comissão de Avaliação (no SEI1)
Probatório TAE: Relatório da Comissão

Preenchimento pelo avaliado e apresentação à Assembleia Departamental
Formulário modelo de Plano de Trabalho

Preenchimento pelo avaliado (no SEI1)
Probatório docente: Instrumento de Autoavaliação
Probatório docente: Relatório de Atividades

Disponibilização pelo avaliado à comissão de avaliação

Avaliação feita pelos discentes, disponibilizada pela Prograd, no MinhaUFOP

Preenchimento por avaliadores (impresso/digitalizado)
Instrumento de avaliação discente disponibilizado pela Progep

Preenchimento por avaliadores (no SEI1)
Probatório docente: Instrumento para Chefia
Probatório docente: Instrumento para Docente
Probatório docente: Instrumento para TAE

Preenchimento pela Comissão de Avaliação (no SEI1)
Probatório docente: Relatório da Comissão

1ATENÇÃO: os arquivos acima são apenas modelos, para conhecimento dos avaliados. O preenchimento e assinatura de tais documentos devem ser realizados pelos respectivos responsáveis diretamente no SEI, no momento das etapas avaliativas. Veja como:

Preenchimento de instrumentos de avaliação e documentos internos no SEI

1) Para criar um documento interno no SEI (POP 19*):

  • Acessar o SEI (https://sei.ufop.br/) com seu CPF e senha (a mesma do MinhaUFOP);
  • Pesquisar pelo número do processo correspondente ao estágio probatório do(a) servidor(a) em estágio probatório;
  • Selecionar o ícone image.png para incluir documento;
  • Escolher o tipo do documento: image.png ;
  • Selecionar o documento a ser preenchido, conforme o cargo do avaliado ("Probatório docente: ..." ou "Probatório TAE: ...") e a condição do avaliador (chefia, par docente ou par Tae, autoavaliação).

2) Na página que aparecer em seguida:

Texto Inicial: manter selecionada a opção "Nenhum".
Descrição: deixar em branco.
Interessados: manter o nome do servidor em estágio probatório como único interessado.
Classificação por Assuntos: manter 023.03 como assunto.
Observações desta unidade: deixar em branco.
Nível de Acesso: selecionar a opção "Restrito".
Hipótese Legal: selecionar a opção "Informação Pessoal (Art. 31 da Lei 12.527/2011)".

Clicar em "Confirmar Dados".

3) Em seguida se abrirá a janela para preenchimento e edição do documento, que devem ser feitos pelo respectivo(s) responsável(is) (POP 20*).
Em período avaliativo:
Se 1ª etapa: data de exercício do servidor até data de preenchimento/assinatura do documento.
Demais etapas: data do último relatório de avaliação até data de preenchimento/assinatura do documento.
(Em caso de dúvida consultar a comissão de avaliação para o correto preenchimento)

4) Após preenchimento completo e revisão do documento, o(s) responsável(is) deverá(ão) obrigatoriamente assiná-lo (POP 22*). Leia atentamente o documento antes de assiná-lo!

*Consulte o manual de POP (Procedimentos Operacionais Padrão) para verificar os detalhes de cada funcionalidade do SEI.

Orientações para as Comissões de Avaliação

  • Início da etapa de avaliação
    - Para iniciar a avaliação, os membros da comissão devem se inteirar da resolução que regulamenta o processo de estágio probatório, bem como demais orientações encaminhadas junto ao processo. 
    - É obrigatória a realização de reuniões de avaliação com a presença de maioria simples dos membros da Comissão de Avaliação.
    - Tais reuniões devem ser registradas em atas, lavradas internamente no SEI (POP 19* - Escolha o Tipo do Documento: Ata de Reunião).
     
  • Acesso ao processo e assinatura de documentos pelos membros da comissão de avaliação
    - O processo eletrônico é encaminhado ao Presidente da comissão de avaliação para realização da etapa avaliativa, que é o responsável por coordenar os trabalhos da comissão.
    Atenção: Havendo na comissão de avaliação membros lotados em diferentes setores, é necessário o uso das funcionalidades "Bloco de Reunião" (POP 33* e POP 34*) e "Bloco de Assinatura" (POP 31* e POP 32*), para consulta e assinatura dos documentos, tais como o Relatório da Comissão e atas de reunião.
     
  • Preenchimento de instrumentos de avaliação e documentos internos no SEI
    - A comissão deve solicitar o preenchimento dos instrumentos de avaliação obrigatórios aos diferentes avaliadores e ao próprio avaliado, estabelecendo prazo razoável para tal.
    - As instruções para preenchimento dos instrumentos de avaliação estão disponibilizadas nesta mesma página.
    - É imprescindível que os documentos estejam preenchidos corretamente e assinados pelos respectivos responsáveis. 
     
  • Preenchimento de instrumentos por avaliadores externos ou de setores diferentes da lotação do avaliado
    - Caso a comissão julgue pertinente a avaliação do servidor por um avaliador externo ou de fora do setor de lotação do avaliado poderá solicitá-lo o preenchimento e assinatura do formulário impresso correspondente.
    - O formulário devidamente preenchido e assinado poderá então ser digitalizado e inserido como documento externo (POP 25*). 
     
  • Documentos externos
    No caso de outros documentos que comprovem o desempenho do servidor (Relatórios de avaliação de disciplinas da Prograd, por exemplo) a Comissão também poderá inserí-los na forma de documento externo (POP 25*).
     
  • Relatório da comissão de avaliação
    - Após preechidos e/ou inseridos todos instrumentos de avaliação, a comissão deve preencher seu relatório de avaliação (Relatório da Comissão), com a síntese das informações coletadas nos instrumentos utilizados e com as críticas e sugestões quanto ao desempenho apresentado pelo servidor.
    - O relatório emitido pela comissão de avaliação deve, obrigatoriamente, estar assinado por pelo menos a maioria simples dos membros, justificando eventual ausência.
     
  • Finalização da etapa de avaliação
    - Conferir se não há documentos sem assinatura (se houver, devem ser assinados pelos respectivos responsáveis ou excluídos, antes de dar prosseguimento ao processo).
    - No caso do Probatório Docente, após a finalização da etapa pela comissão de avaliação, o presidente da comissão deve encaminhar o processo ao Chefe de Departamento de lotação do avaliado, sendo que, encerrada a 3ª etapa, o processo deve ser encaminhado com o relatório conclusivo já produzido.
    POP 48* - Enviar e-mail utilizando o SEI.
    POP 15* - Enviar processo. Caso o processo já esteja aberto no departamento do Chefe, o processo não precisa ser "enviado", devendo haver apenas a comunicação do encaminhamento ao Chefe do Departamento (e-mail, por exemplo).
    - No caso do Probatório TAE, o presidente da comissão deve devolver o processo à CDP. POP 15*
     

*Consulte o manual de POP (Procedimentos Operacionais Padrão) para verificar os detalhes de cada funcionalidade do SEI.