Procedimentos para o desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior

 
O Sistema Carreira do Magistério Superior (CMS) é um sistema web, desenvolvido pelo NTI e pela PROGEP, para o protocolo de requerimentos para o desenvolvimento na carreira dos docentes da UFOP, que permite ao docente solicitar sua progressão de forma completamente digital.
 
O sistema importa alguns dados cadastrados no sistema, gerando automaticamente os documentos (ficha funcional, números de semestres encerrados, número de atendimentos a alunos e cargas horárias da graduação e da pós) e permite ao docente anexar os documentos comprobatórios das atividades desenvolvidas dentro do interstício a ser analisado, já contabilizando o número de Créditos Acadêmicos (CAs) de acordo com a atual tabela de pontuação (anexo da Resolução CUNI nº 1.760). 
 
O REQUERENTE PODERÁ:
  1. Cadastrar a solicitação: progressão, promoção, aceleração da promoção e retribuição por titulação.
  2. Acompanhar a solicitação: visualizar o andamento e corrigir e reenviar as pendências.
 
COMO ACESSAR?
  1. Importante: o protocolo só poderá ser realizado com no máximo 2 meses de antecedência da data de direito. Antes desse prazo o botão de envio estará desabilitado. Esse prazo foi adotado pela PROGEP para se ter um intervalo de segurança no trâmite dos processos, mas ainda não está na Resolução.
 
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO:
O sistema conta com envios automatizados de lembretes com notificações por e-mails à medida que o processo é tramitado, permitindo o acompanhamento pelas partes envolvidas de forma digital, garantindo maior agilidade e transparência para o processo.
 
 
ORIENTAÇÕES SOBRE O PROTOCOLO DE REQUERIMENTOS NO SISTEMA CMS
A CPPD orienta aos docentes que a comprovação da Nota Qualis dos Periódicos na Plataforma Sucupira, deverá ser realizada com base nas informações geradas por meio do módulo Coleta da Plataforma Sucupira para que este item seja avaliado adequadamente.
 
Confira o passo a passo:  Como comprovar o Qualis dos periódicos
 
 
 
PROGRESSÃO MULTINÍVEL
 
Os pareceres nº. parecer_00038_2023_cggp_decor_cgu_agu.pdf, nº. parecer_00182_2024_conjur-mec_cgu_agu_01.pdf e nº. parecer_n._00002_2024_cfedu_subconsu_pgf_agu.pdf reviram o entendimento sobre requisitos legais na progressão funcional das carreiras do magistério federal das instituições federais de ensino para possibilitar a realização da progressão funcional multinível.
 
No sentido de aplicar os referidos documentos normativos, a Progep, a CPPD e o NTI realizaram os ajustes necessários no sistema de progressão da carreira do magistério superior (Sistema CMS), a fim de realizar a progressão multinível docente no âmbito da UFOP.
 
Desta forma, seguem as orientações aos docentes que possuem interstícios atrasados:
 
Situação 01:
- Progressões não solicitadas no Sistema CMS.
- Existência de interstícios atrasados.
Orientação: Os docentes deverão solicitar a progressão no Sistema CMS.
 
Situação 02:
- Última progressão solicitadas no Sistema CMS.
- Processo não finalizado.
- Existência de interstícios atrasados.
Orientação: Os docentes deverão requerer a progressão multinível por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/2ZJf6PALe5sAgdQGA
 
Situação 03:
- Última progressão solicitada no Sistema CMS.
- Processo finalizado com expedição de portaria de progressão.
- Existência de interstícios atrasados.
Orientação: Os docentes deverão requerer a progressão multinível por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/2ZJf6PALe5sAgdQGA
 
Observações:
  1. Os requerimentos deverão ser protocolados considerando cada interstício atrasado. Assim que a solicitação for homologada, a portaria emitida e os dados atualizados no sistema, o docente poderá protocolar o requerimento para próximo interstício e assim sucessivamente até a completa regularização da carreira.
  2. Para todos os casos de concessão de progressão multinível os efeitos financeiros retroagirão ao prazo de cinco anos e serão pagos na forma de exercício anterior, nos termos da legislação em vigor.