Informe sobre reajuste salarial

Abril 11, 2025
 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) informa que, em razão da suspensão por tempo indeterminado da folha de pagamento (SIAPE) referente ao mês de abril de 2025 — medida necessária para a implementação sistêmica do reajuste salarial e da reestruturação das carreiras dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e dos docentes do Magistério Superior, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024 — poderão ocorrer atrasos na efetivação de lançamentos relacionados a processos administrativos atualmente em tramitação nesta Pró-Reitoria.


Além disso, a emissão de algumas portarias também poderá sofrer atraso, uma vez que sua elaboração depende do acesso ao sistema da folha de pagamento, que permanece indisponível.


Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso em viabilizar as atualizações salariais com a maior brevidade possível, dentro das condições operacionais vigentes.


Perguntas Frequentes

O pagamento de abril, recebido no início de maio, já virá com o reajuste?
Nossa expectativa é que sim, mas essa é uma ação executada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Teremos condições de verificar se o MGI conseguiu cumprir esta meta com a disponibilização da prévia, cuja data ainda não foi informada pelo MGI.

 

Os valores retroativos, referentes ao reajuste, já serão pagos em maio?
A expectativa do MGI é que sim, mas é possível que o tempo não seja suficiente para pagar o retroativo de todos os meses anteriores (janeiro, fevereiro e março), e que isso seja feito em folhas de meses subsequentes.

 

As concessões referentes a 2025 sobre desenvolvimento em carreira (progressões, promoções, etc) já serão recebidas em maio?
Não, pois não conseguiremos fazer o cadastro desses atos em abril, devido ao prazo muito exíguo de abertura de folha. Será feito nas folhas de meses subsequentes.

 

O pagamento recebido em maio já contemplará as acelerações de progressão dos TAEs?
Não, isso será feito em folhas posteriores, quando o MGI confirmar entendimento sobre as acelerações. Mas quando ocorrer será retroativo à data de direito do servidor.

 

Quando será efetivado o desenvolvimento de carreira (progressão e promoção) dos docentes que completaram o interstício desde janeiro de 2025?
Após a conclusão do reposicionamento dos docentes na carreira, que está sendo implementado pelo MGI. Precisamos aguardar a abertura do sistema, para verificar o que o MGI conseguiu efetivar, e assim, juntamente com a CPPD, retomar a concessão das progressões e promoções. Quando ocorrer, será retroativo à data de direito do servidor.

 

Exemplos de atos que poderão não ser cadastrados em abril em razão do fechamento da folha: 

  • admissão de novos servidores
  • contratação de novos professores substitutos
  • pagamentos de substituição de função
  • nomeação/exoneração de funções gratificadas e de cargos em comissão
  • progressões funcionais
  • atualização de dados bancários e de endereço
  • demais cadastros que reverberam na folha de pagamento