Observação – Apenas o horário do primeiro momento síncrono foi previamente definido e aconteceu via Youtube. Os demais horários e a quantidade de encontros síncronos poderão ser alterados conforme acordado com o(a) ministrante da turma e acontecerão via Google Meet.
Organizado em 05 módulos distintos, mas complementares.
Apresentação do curso: Tecnologias Digitais de Apoio ao Ensino e o Período Letivo Especial Emergencial (10/08)
Duração: 1 hora assíncrona Panorama do curso Características estruturais do Período Letivo Especial EmergencialMódulo I – Introdução (10 a 12 de agosto)
Duração: 4 horas
Momento I – 2 horas síncronas (10/08) A organização do curso A plataforma Moodle Alguns conceitos importantes Planejamento de disciplina remota (Apresentação de Modelo de Plano de Ensino) Momento II – 2 horas assíncronas (12/08) Estudo do material disponibilizado no primeiro momento. Participação no fórum de dúvidas sobre o módulo I.Módulo II – Explorando a plataforma Moodle (13/08 -14/08)
Duração – 2 horas
Momento I – 1 hora assíncrona (13/08) Como inserir atividades no moodle. Momento II – 1 hora síncrona (14/08) Retorno sobre as dúvidas levantadas pelos os professores sobre a atividade realizada.
Módulo III – Avaliação na plataforma Moodle (17/08 a 18/08)
Duração: 2 horas
Momento I – 1 hora assíncrona (17/08) Como organizar uma avaliação no moodle. Momento II – 1 hora síncrona (18/08) Retorno sobre as dúvidas levantadas pelos os professores sobre a atividade realizada.
Módulo IV – Algumas ferramentas para atividades síncronas (18/08 a 19/08)
Duração: 2 horas
Momento – 2 horas assíncronas (19/08) Algumas ferramentas: Google meet hangouts; Youtube; Facebook.
Módulo V – Algumas ferramentas para atividades assíncronas (19/08 a 21/08)
Duração: 3 horas
Momento – 3 horas assíncronas (20/08) Ferramentas para criação de conteúdos audiovisuais
Encerramento do curso: Considerações finais sobre o uso de tecnologias digitais neste regime de ensino remoto emergencial (21/08)
Duração: 1 hora assíncrona
Check-list da preparação de sua disciplina no PLE Emergencial Considerações finais Avaliação do curso